18.1 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Julho 21, 2024

Últimas Noticias

Espanha deverá pagar compensação à EDIA pela captação ilegal de água de Alqueva

De acordo com o ECO, Espanha deverá pagar uma compensação à EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva pela captação de água que tem vindo a fazer desta barragem, até ao momento, sem qualquer custo.

A indicação foi dada pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, após uma reunião bilateral com a congénere espanhola, a ministra Teresa Ribera. O encontro ocorreu esta quarta-feira de manhã, no Ministério do Ambiente, em Lisboa.

“Há um acordo nesse sentido“, indicou a ministra do Ambiente, quando confrontada com a questão de se a EDIA será ressarcida pelo uso de água do Alqueva por Espanha. “O que está em cima da mesa é haver um acerto em relação ao que se passou e o que se está a passar na EDIA”, concretizou.

Tal como foi noticiado pela RTP, existem cerca de 40 captações espanholas no Alqueva, e cada uma gasta, por dia, o equivalente ao consumo de um casal num ano, sem haver lugar a pagamento. A RTP apurou que em causa estão mais de 40 milhões de euros.

A ministra indicou que está a ser desenvolvido um trabalho técnico entre a APA — Associação Portuguesa do Ambiente, a EDIA e as congéneres espanholas para tratar da monitorização e contabilização da água consumida, de forma a sustentar o acordo do pagamento que é devido à EDIA.

No que diz respeito à água, as ministras de Portugal e Espanha esperam fechar acordos em relação à tomada de água do Pomarão e aos caudais ecológicos do Tejo e Guadiana (para que não existam grandes oscilações de dia para dia) em setembro, a propósito da comemoração dos 25 anos da Convenção de Albufeira. De momento estão a ser realizados estudos técnicos também sobre estes assuntos para que se possam firmar os acordos com esta base técnica.

Fonte: ECO / RTP

Latest Posts

Não perder