Quarta-feira, Setembro 30, 2020
18.3 C
Castro Verde Municipality
More

    A Rádio Castrense nasceu a 25 de Janeiro de 1987

    História da Rádio Castrense

    A Rádio Castrense nasceu a 25 de Janeiro de 1987

    A onda de vontades e de desassossego que inundou o “éter” do país chegou a Castro Verde pela mão de José Tomé dos Anjos e António Pereira. Os dois complementaram-se no desejo de levar a voz para lá da Rua Nova e chegar às aldeias e vilas das Terras Brancas.O sótão do Tomé, entre fios e microfones, começou a ser pequeno para acolher todos os que desejavam pôr a voz no ar e descobrir os encantos da rádio. Uma nova casa, mais pessoas, os primeiros contratos de publicidade, uma grelha de programas.

    O caminho começou a ser pisado por muitos que não resistiram à vertigem da pirataria nos tempos da frequência ainda em 92.8 FM. Na véspera do Natal de 1988, o Governo quis ordenar as frequências que surgiam nas bandas das telefonias em Frequência Modelada como os cogumelos nascem no campo. Fecharam-se as portas e calou-se a magia! Foram mais de seis meses de incómodo e forçado silêncio.

    Voltámos a 6 de Julho de 1989. Prontos param a nova luta já com a nova frequência atribuída pelo Estado em 93.0 FM.

    Abrimos as portas à irreverência dos jovens. Aprendemos, partilhámos vontades, comprámos mais equipamento, investimos em meios técnicos e humanos. Durante meia dúzia de anos procurámos crescer e estender a nossa âncora a outras terras e outras gentes.

    A Rádio Castrense começou a fazer história e a entrar no quotidiano em toda a região do Baixo Alentejo. O mês de novembro de 1995 marcou uma viragem absoluta. Novos estúdios, melhores instalações, uma forte aposta em equipamentos e na informatização da estação exigiu ainda mais de nós. Abrimos então o tempo da afirmação regional.

    Hoje, a Rádio Castrense orgulha-se de ser líder de audiências na região.

    Tal posição é fruto de um árduo trabalho de quem dirige, trabalha e colabora com esta estação, propriedade da Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura C.R.L.

    A Castrense inova diariamente, dá voz à região, aos seus problemas, anseios e realidades. Leva até ao ouvinte uma programação cuidada, de âmbito generalista.

    Contamos todos os dias consigo.
    A Rádio Castrense existe por si e somente para si.

    A página da Rádio Castrense agora online, pretende ser uma plataforma de referencia na informação e entretenimento da região.

    Nelson Medeiros

    Diretor de Estação