19.1 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Novembro 1, 2025

Últimas Noticias

“Abril e o Poder Local Democrático” gera ampla reflexão em Castro Verde

A Câmara de Castro Verde está a promover ao longo desta terça-feira a conferência “Abril e o Poder Local Democrático”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Ao longo da manhã falaram António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, que realçou “a importância deste dia de opiniões e discussão sobre os muitos significados do 25 de Abril”.

Na cerimónia de abertura esteve o presidente da CIMBAL, António Bota, que lamentou o “alheamento dos jovens pela política” e manifestou também a preocupação face “às questões demográficas que afetam a região”.

Por sua vez, Francisco do Ó Pacheco, ex-Presidente da câmara de Sines, apelou à “participação popular na vida política e democrática dos cidadãos”.

Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, focou-se “nos desafios do Poder Local face à dependência do Poder Central”, evidenciando “preocupação face à coexistência destes dois mundo, no atual quadro jurídico político”.

Miguel Ramalho, presidente da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Batista – Beja – analisou o papel das freguesias, realçando que “a reorganização do território e a criação das Uniões de Freguesia foi um processo imposto pelo PSD que tem que ser revisto”.

Quanto ao ex-presidente da câmara de Alvito, e ex-presidente da Associação de Municípios do distrito de Beja, Lopes Guerreiro, foi o mais crítico ao afirmar que “os presidentes de câmara são individualistas, ao esquecerem que o associativismo é condição fundamental para um bom Poder Local”.

Latest Posts

Não perder