O Município de Odemira estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação Teach For Portugal e o Agrupamento de Escolas de São Teotónio com vista à implementação do Programa de Liderança “Teach For All” neste agrupamento, que conta ainda com o apoio do Grupo RAR, detentor da marca Vitacress. O anúncio é feito pela autarquia.
A Câmara Municipal explica que, “a cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no dia 12 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, Sara Canteiro em representação da Associação Teach For Portugal, a Diretora do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, Maria Inês Pinto, e a Diretora de Recursos Humanos da Vitacress, Filipa Silva”.
Através deste programa, “a Associação Teach For Portugal visa a promoção da educação em projetos de combate às desigualdades educativas e garantir o acesso a uma educação de qualidade e equidade” detalha a mesma fonte.
O “Teach For All” tem a duração de dois anos letivos, e no concelho de Odemira será inicialmente implementado no Agrupamento de Escolas de São Teotónio, através da presença de uma mentora a tempo inteiro. O protocolo assinado prevê a atribuição de um apoio financeiro de 15 mil euros por parte do Município de Odemira à Associação Teach For Portugal. O Grupo RAR – Vitacress protocolou igualmente um apoio financeiro de 15 mil euros para co-financiar o desenvolvimento do programa.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, “é importante termos acesso a abordagens diferenciadas no que diz respeito à capacitação profissional e social dos nossos jovens”.
A implementação do projeto junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de São Teotónio “é uma oportunidade para perceber o impacto que esta abordagem terá e perceber como pode ser alargada de modo a não deixar ninguém de fora” acrescenta.
Fotografias. CMOdemira/Rodrigo Guerreiro