O Município de Alvito adquiriu dois biotrituradores, máquinas trituradoras de resíduos vegetais.
“Com as alterações climáticas que se fazem sentir, a ocorrência de ondas de calor e secas são fenómenos cada vez mais frequentes, situações que contribuem para o aumento de probabilidade de acontecerem incêndios rurais. As tradicionais desramas e podas que ocorrem todos os anos no final do inverno e início da primavera levam à necessidade dos proprietários terem de efetuar queimas para darem fim aos resíduos verdes sobrantes que obtêm do processo” refere a autarquia.
De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas grande parte dos incêndios têm origem em queimas e queimadas.
“De modo a solucionar esse problema o Município de Alvito adquiriu dois biotrituradores, no âmbito da Candidatura “Proteção Contra Riscos de Incêndios”, promovida pela CIMBAL, de forma a constituir uma alternativa aos agricultores e produtores florestais, evitando a realização de queimas e minimizando os gases emitidos, potenciadores do efeito de estufa para a atmosfera” explica a autarquia local.