A Câmara Municipal de Aljustrel ativou a Linha de Emergência Social e disponibilizou vários espaços climatizados no concelho, como medida de resposta à vaga de calor que se faz sentir e que deverá persistir nos próximos dias.
A iniciativa, promovida através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com as Juntas de Freguesia, prevê a abertura de salas e locais com condições de climatização entre as 09:00 e as 19:00 horas, permitindo à população encontrar refúgio durante os períodos de maior calor.
De acordo com a autarquia, esta ação enquadra-se no plano municipal de combate a temperaturas extremas e tem como principal objetivo proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, assegurando locais seguros e confortáveis para minimizar os efeitos do calor.
Os espaços disponibilizados são:
- Aljustrel – Biblioteca Municipal e Centro de Negócios
- Ervidel – Biblioteca
- Messejana – Sala de reuniões junto ao Pavilhão Desportivo
- Rio de Moinhos – Centro Comunitário
- São João de Negrilhos / Montes Velhos – Sala de reuniões da Junta de Freguesia
- Jungeiros – Centro Comunitário
Paralelamente, foi também ativada a Linha de Emergência Social (939 979 181), garantindo uma resposta rápida e de proximidade em situações de necessidade.
A Câmara Municipal refere ainda que continua a acompanhar a evolução da situação, em estreita articulação com as autoridades competentes, reforçando o apelo à população para que adote comportamentos preventivos face às altas temperaturas.



















