17.2 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Março 28, 2024

Últimas Noticias

Moura avança com testagem massiva à COVID-19

“O concelho de Moura enfrenta nesta fase uma subida exponencial do número de casos ativos, o que leva a um acrescento também do número de pessoas em situação de vigilância ativa. Esta subida acompanha o contexto distrital e, consabidamente, a situação preocupante a nível nacional. Enfrentamos uma estimativa, deveras preocupante, de 14 mil novos casos diários, já tendo sido atingido o número de 155 óbitos num só dia no território português” escreve a Câmara Municipal em comunicado assinado pelo seu presidente, Álvaro Azedo.

“Perante este cenário, compete-nos proteger e salvaguardar todos os nossos munícipes. A CMM, no seguimento da estratégia proactiva que tem adotado, não poderia assumir uma posição amorfa e, desta forma, ver o número de casos diários aumentar com desconhecimento das cadeias de transmissão”.

A Câmara prossegue dizendo que, “neste sentido, e enfrentando uma transmissão comunitária ativa com link’s epidemiológicos desconhecidos, decidimos avançar com uma testagem em larga escala com o objetivo de identificar cadeias de transmissão (sobretudo assintomáticos) e proceder ao isolamento ativo dos cidadãos. Neste seguimento, através desta atuação rápida e enérgica, conseguimos dar apoio ao SNS numa das piores fases que já atravessou”.

“Estamos com milhares de inquéritos epidemiológicos por realizar o que leva ao atraso, em muitas situações significativos e tardios, de testagem de contatos diretos. Os resultados serão enviados para a Autoridade de Saúde Pública, no seguimento da estreita articulação entre as partes – SMPC Moura, Centro ABC, Unidade de Saúde Pública. Todas as pessoas serão informadas via SMS do resultado do teste. As pessoas com teste positivo serão contatadas pelo serviço de saúde pública, colocadas em isolamento e realizado o devido acompanhamento”, pode ler-se no comunicado da edilidade.

“O SMPC juntamente com os serviços sociais da CMM, continuarão a prestar o apoio necessário a todas as pessoas que ficarem em confinamento obrigatório e/ou vigilância ativa. A informação dos casos será prestada da forma que sempre foi, com referência ao número de casos ativos, número de pessoas recuperadas, internamentos, óbitos e vigilância ativa. Para finalizar, esta intervenção permite e abre a oportunidade de testar trabalhadores de serviços essenciais que irão manter a sua atividade durante o confinamento que se aproxima, trabalhadores que são de extrema importância para o município, como por exemplo, forças de segurança, funcionários de superfícies comerciais, professores, entre outros” refere a nota da autarquia.

“O público alvo para este executivo serão sempre os habitantes do concelho de Moura de quem temos o dever e obrigação de cuidar e proteger. A CMM terá sempre uma atitude proactiva, planeando todas as situações e, colocando no terreno todas as ações que se visualizem como as melhores para a proteção e salvaguarda dos munícipes” conclui o comunicado do presidente da Câmara de Moura.

Latest Posts

Não perder