Últimas Noticias

JSD Almodôvar critica PS na Assembleia Municipal

A JSD (juventude Social Democrata) de Almodôvar esteve representada na Assembleia Municipal de 30 de setembro por três deputados municipais — Bernardo Pereira, Maria Palma e Tiago Casimiro — que intervieram em matérias como a situação da Graça dos Padrões, IMI, apoio ao material escolar, bolsas de estudo e Universidade Sénior.

Bernardo Pereira, líder da bancada do PSD, questionou a situação na Graça dos Padrões, lembrando que os independentes venceram as últimas eleições autárquicas. Sobre as recentes demissões de 12 dos 14 elementos da lista independente, afirmou que “é óbvio que algo se passa” e que essas pessoas “não enlouqueceram”.

O deputado questionou ainda se o PS está a “tomar de assalto” a freguesia, considerando que a solução encontrada pode ser “politicamente admissível”, mas “moralmente errada”, por não devolver aos eleitores a possibilidade de se pronunciarem sobre a representação da freguesia.

Maria Palma defendeu a posição do PSD sobre o IMI, nomeadamente a manutenção da taxa de 0,3% para prédios urbanos, da majoração de 30% para prédios degradados e da redução da taxa para famílias com dependentes.

Tiago Casimiro contestou as críticas do PS ao apoio à aquisição de material escolar, rejeitando que o Município se tenha “esquecido de alguns alunos”. Explicou que os alunos que estudam em Almodôvar não necessitam de candidatura, enquanto os residentes que estudam fora têm de se candidatar, por o Município não dispor diretamente das respetivas listagens.

Nas bolsas de estudo, Tiago Casimiro defendeu as alterações ao regulamento, que alargam os apoios a estudantes do ensino superior privado e a jovens que estudem no estrangeiro, nas condições previstas. A JSD considera que a medida procura garantir que “ninguém fica para trás” e classificou como “incompreensível” a abstenção do PS.

A estrutura acusou ainda o PS de ter atingido “o cúmulo da falta de coragem”, afirmando: “Nos comunicados que fazem quase semanalmente, têm uma força enorme e fazem grandes acusações. Depois chegam à Assembleia Municipal e parecem uns santos.”

Sobre a Universidade Sénior, Tiago Casimiro defendeu a suspensão do atual regulamento para permitir alterações às regras de funcionamento, incluindo a possibilidade de criação de um Conselho Pedagógico. Sublinhou que a proposta não pretende “prejudicar ninguém” e apelou ao PS para não lhe atribuir intenções que “a mesma não tem”.

No final, a JSD destacou a participação dos três jovens deputados em matérias de educação, fiscalidade e política local, defendendo uma maior participação da juventude nas decisões do concelho.

“Podemos discordar politicamente, podemos ter visões diferentes e podemos votar de forma diferente. O que não podemos é ter coragem nos comunicados e falta dela quando chega a hora de assumir posições”, concluiu a JSD Almodôvar.

Latest Posts

Não perder