As Oficinas de Formação e Animação Cultural recebem, nesta sexta-feira, dia 11, pelas 18:00 horas, a inauguração da exposição “A alma das flores”, da autoria de Nogueira de Barros.
Uma mostra de pintura que conta com a colaboração do MAC – Movimento Arte Contemporânea e que poderá se apreciada até ao dia 26 de fevereiro.
De acordo com Álvaro Lobato de Faria, diretor e coordenador do MAC, “o mundo da cor ganha, sem dúvida, como que uma nova forma” com o universo artístico de Nogueira de Barros. Tanto que “alcança os mais variados e inesperados efeitos, utilizando um amplo arsenal de meios pictóricos numa extraordinária adequação a uma finalidade estética e plástica em que a abstração, e não só, se impõe como resultado iniludível do testemunho da luta do artista com a tela”.
Sobre esta exposição diz ainda: “Uma reincarnação mágica de um caos submetido a uma vontade maior parece ter lugar mesmo perante os olhos dos espetadores”. E “é desta capacidade de sofrer fantásticas transformações que a massa de cores está dotada, na sua subordinação à vontade dum criador que se chama Nogueira de Barros e cujas obras são particularmente atraentes e inimitáveis”.
Esta mostra contará ainda com visitas guiadas, mediante marcação prévia, para escolas, às quartas-feiras, entre as 09:30 e as 12:30 horas, e para o público em geral, no mesmo dia, entre as 14:30 e as 16:30 horas.















