A ampliação do Centro Escolar Vipasca, que terá um investimento global de 2 100 milhões de euros, vai arrancar no final do presente ano letivo.
“A empreitada já foi aprovada pelo Tribunal de Contas e estão assegurados todos os requisitos para que esta obra possa avançar no término do presente ano letivo” lembra a autarquia de Aljustrel.
“Recorde-se que a Câmara de Aljustrel já tinha assinado o contrato de adjudicação da empreitada e que a mesma deverá iniciar-se em junho, de modo a não perturbar o normal funcionamento da escola, mas também para que sejam acauteladas todas as questões de segurança. Com este novo empreendimento complementar-se-á o conjunto de edifícios escolares já existentes, nomeadamente numa parcela de terreno com aproximadamente 2,6 hectares. Será erguido um novo edifício autónomo que permitirá reforçar as valências existentes de ensino Pré- -escolar e Ensino Básico do 1.º Ciclo. A construção desenvolver-se-á em dois pisos, interligados por escadas e ascensor dimensionado para a circulação de pessoas com mobilidade condicionada. Estão previstas salas de aulas, salas polivalentes e de atividades diversas e gabinetes de trabalho para professores e salas para pessoal não docente, bem como instalações sanitárias” explica o município.
“A área total de construção que se pretende levar a efeito é de 1473.90 metros quadrados, aos quais acresce uma área de 459,30 metros quadrados de zonas exteriores cobertas. Esta nova construção apresentará, por isso, todas as valências técnicas, programáticas e ambientais para proporcionar espaços de qualidade para todos os utilizadores, sejam alunos, professores ou auxiliares e funcionários de ação educativa. O objetivo da Câmara Municipal de Aljustrel é continuar a proporcionar condições de excelência para a aprendizagem no concelho e dotar o parque escolar de mais e melhores condições” conclui a nota da autarquia aljustrelense.