O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a efeito um conjunto de operações de fiscalização e combate à criminalidade na semana de 27 de outubro a 2 de novembro, registando um total de nove detenções em flagrante delito. As ações, que visaram a prevenção da criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária, resultaram em várias apreensões e na deteção de perto de duas centenas de infrações de trânsito.
No que respeita às detenções, seis ocorreram por condução sob o efeito de álcool, uma por condução sem habilitação legal, uma por furto de produtos agrícolas e, ainda, uma por violência doméstica contra cônjuge ou análogos.
Em termos de apreensões, a GNR destacou a recuperação de 105 quilos de azeitona relacionados com o furto de produtos agrícolas, bem como a apreensão de uma viatura, uma arma branca e documentação pessoal (um cartão de cidadão e uma carta de condução).
No âmbito da fiscalização rodoviária, foram detetadas 199 infrações. Destas, salientam-se 25 por excesso de velocidade, 22 relativas a tacógrafos e 20 por falta de inspeção periódica obrigatória. Foram também registadas 13 infrações por uso incorreto ou falta de cinto de segurança/sistema de retenção de crianças, 11 por falta de seguro de responsabilidade civil e 12 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação, sinalização e estado dos pneus.
Relativamente à sinistralidade, a semana foi marcada pelo registo de 46 acidentes nas estradas do distrito, que resultaram em um morto, dois feridos graves e seis feridos leves.
No domínio da fiscalização geral, foram ainda detetadas 12 infrações, das quais sete se enquadraram na Polícia Geral e cinco no âmbito da proteção da natureza e ambiente.















