A Câmara Municipal de Beja vai abrir, a partir de 1 de fevereiro de 2026, o período de candidaturas à campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, uma iniciativa que visa promover o bem-estar animal e reduzir o número de animais abandonados e errantes no concelho.
A campanha tem vagas limitadas e prevê a realização de cirurgias em Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) parceiros, devidamente autorizados. O objetivo passa pela prevenção do nascimento de ninhadas indesejadas, pela diminuição da sobrelotação dos centros de recolha oficial e pela promoção da saúde animal, prevenindo doenças reprodutivas e comportamentos de risco.
No âmbito desta iniciativa, o Município atribui apoios financeiros por animal esterilizado, no valor de 25 euros para gatos, 70 euros para gatas, 60 euros para cães e 100 euros para cadelas.
As cirurgias serão realizadas nas seguintes unidades veterinárias aderentes: Clínica Veterinária Dr. José Mira, Clínica Veterinária Portas de Beja, Clube Animal/Medivet, Consultório Veterinário “A Casota”, Hospital Veterinário do Baixo Alentejo e Planivet – Clínica Veterinária Dr. Bruno Costa.
Os munícipes interessados devem preencher o formulário disponibilizado pelo Município de Beja, indicando o centro veterinário pretendido. Após validação da candidatura pela Veterinária Municipal, os tutores serão contactados para agendar a cirurgia diretamente com o CAMV escolhido.
O apoio financeiro é comparticipado diretamente pelo Município à clínica veterinária, sendo da responsabilidade do tutor apenas o pagamento da diferença entre o custo total do procedimento e o valor do subsídio.
Com esta campanha, a autarquia reforça o seu compromisso com o bem-estar animal, a saúde pública e o controlo da população animal errante no concelho de Beja.















