O Município de Castro Verde concluiu recentemente a instalação de 17 abrigos metálicos destinados à recolha seletiva de biorresíduos por proximidade, em várias zonas da vila. Esta iniciativa, de acordo com nota enviada á Rádio Castrense pela autarquia, “representa um passo importante na melhoria da gestão de resíduos urbanos e na promoção da sustentabilidade ambiental no concelho”.
A Câmara de Castro Verde explica que, “os biorresíduos são resíduos orgânicos de origem alimentar e vegetal, como restos de comida, cascas de fruta e legumes, borras de café, saquetas de chá e pequenas sobras de jardim. Ao serem separados e recolhidos de forma adequada, estes resíduos deixam de ser encaminhados para o aterro sanitário, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável”.
Os novos abrigos “estão equipados com contentores específicos para a deposição de biorresíduos. Para garantir o sucesso desta medida, o Município apela à colaboração de todos os munícipes, incentivando à separação dos biorresíduos em casa e à sua deposição em pequenos sacos, preferencialmente transparentes, no contentor mais próximo da residência. A correta separação destes resíduos permite a sua valorização através da compostagem, transformando-os em composto orgânico de elevada qualidade, utilizado como fertilizante natural na agricultura” detalha a autarquia castrense.
Estes novos equipamentos “representam um investimento no valor de 24.590,16 € (IVA incluído), foram adquiridos ao abrigo do programa RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, sendo financiados pelo Fundo Ambiental”.
Com esta ação, o Município de Castro Verde garante que “reforça o seu compromisso com a economia circular e com a preservação ambiental, contando com a participação ativa de todos os cidadãos”.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, a autarquia remete para a Linha Ambiente + Verde através do telefone 800 208 624 (chamada gratuita).
Localização dos abrigos metálicos para Biorresíduos:
1. Rua dos Malmequeres;
2. Rua Centenário da Républica;
3. Rua da Urze;
4. Rua da Esteva;
5. Avenida dos Bombeiros;
6. Rua Movimento das Forças Armadas;
7. Rua de Albernoa;
8. Rua Fernando Pessoa;
9. Rua 4 de Junho;
10. Rua Timor Lorosae;
11. Avenida 25 de Abril;
12. Rua Luís Vaz de Camões;
13. Rua José Cardoso Pires;
14. Rua Miguel Torga;
15. Avenida Zeca Afonso;
16. Rua Eugénio de Andrade;
17. Avenida General Humberto Delgado;

















