A DECO PROteste lançou um novo simulador na plataforma “Quero Casa”, que permite aos jovens consultar todos os programas e incentivos à habitação — tanto para compra como para arrendamento — disponíveis em cada município português.
A ferramenta, acessível em www.querocasa.pt, centraliza informações sobre subsídios municipais, reduções em taxas de licenciamento e outros apoios locais, indicando também os respetivos requisitos de acesso. O objetivo é facilitar a tomada de decisões e ajudar os jovens até aos 35 anos a encontrarem soluções mais acessíveis para o acesso à sua primeira casa.
De acordo com Soraia Leite, Diretora de Corporate Affairs & Public Relations da DECO PROteste, “a adição do simulador de apoios municipais à plataforma ‘Quero Casa’ é um passo crucial para capacitar os jovens na sua jornada habitacional”. A responsável sublinha ainda que “num mercado imobiliário com tantos desafios, é fundamental que os jovens tenham acesso fácil e centralizado a todas as informações e ferramentas disponíveis, tanto a nível central como local”.
O novo simulador junta-se a outras ferramentas já disponíveis na plataforma, como a calculadora da taxa de esforço e o simulador de apoios do Estado, que permitem avaliar a elegibilidade a programas como o Porta 65 Jovem, a isenção de IMT e Imposto do Selo, ou a garantia pública no crédito à habitação.
Esta garantia, que assegura até 100% de financiamento bancário para imóveis até 450 mil euros, continua a ser um dos principais apoios ao acesso à habitação jovem, representando 13% do montante total de crédito à habitação no primeiro trimestre de 2025.
A plataforma “Quero Casa” mantém ainda um guia passo-a-passo sobre o processo de compra e arrendamento, explicando todas as fases — desde a procura do imóvel até à assinatura do contrato — e os documentos necessários.
Mais informações disponíveis em www.querocasa.pt.















