80 elementos da Força Especial dos Bombeiros viajam do continente para reforçar combate aos incêndios na Madeira, anuncia o Jornal da Madeira.
A Rádio Castrense sabe que do Baixo Alentejo serão enviados 4 elementos, um dos Bombeiros de Aljustrel, outro elemento de Almodôvar, um de Ourique e um de Moura. Estes soldados da paz da região, partem de Ourique esta tarde, saindo cerca das 20 horas da Base Militar de Figo Maduro, em Lisboa, rumo à ilha da Madeira.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) envia este sábado, dia 17 de agosto, pelas 21h45, uma Força Operacional Conjunta para a Região Autónoma da Madeira para auxiliar no combate aos incêndios rurais.
A Força, chefiada pelo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Fábio Pontes, integra 75 operacionais da estrutura de Comando da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade Especial de Proteção e Socorro da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Força de Sapadores Bombeiros Florestais), das Corporações de Bombeiros da região do Alentejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, marca presença na partida do contingente.
Face a evolução da situação e tendo em conta que “as condições meteorológicas que estão a dificultar a ação dos homens no terreno”, e após novo contacto com o secretário de Estado da Proteção Civil e o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Governo Regional anunciou, em comunicado, que “neste momento está a decorrer toda a logística necessária para permitir que 80 elementos da Força Especial dos Bombeiros possam chegar a Madeira nas próximo as horas”. “Esta força de homens irá complementar todo o trabalho que está a ser feito no terreno pelos bombeiros, polícia florestal e demais entidades envolvidas neste combate ao incêndio”, refere uma nota da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.
Radio Castrense / Jornal da Madeira