9.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Últimas Noticias

ULSBA participa no projeto CARE4DIABETES

A ULSBA – Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, participa na CARE4DIABETES. Trata-se de uma ação conjunta de 12 países da União Europeia, “que visa melhorar e promover a saúde nesses Estados-Membros, reduzindo o peso da diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, tanto a nível social como pessoal, através de programas educativos eficazes, numa abordagem de estilos de vida” explica a ULSBA.

É um projeto europeu, “cuja participação portuguesa está sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, a sua implementação será feita com a colaborarão de algumas instituições do SNS, nomeadamente: o ACES do Estuário do Tejo, na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo; o ACES do Sotavento, na região de saúde do Algarve; o Centro Hospitalar Universitário do Porto, na região de Saúde do Norte; e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, na região de saúde do Alentejo” adianta a mesma fonte.

Além destas, participará também a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, como entidade afiliada do projeto.

A lógica por detrás deste programa “reside na implementação de programas de educação e promoção de estilos de vida saudáveis, onde profissionais de saúde da ULSBA vão trabalhar, com um primeiro grupo de 6 pessoas com Diabetes tipo 2, durante doze meses, com o objetivo de reduzir o impacto da diabetes na sua saúde e levar a um menor consumo de medicamentos ou à remissão da doença. Em outubro de 2024 será iniciado um segundo grupo de 10-15 pessoas com Diabetes tipo 2, para mais um ano de programa” frisa ainda a ULSBA.

A tónica será colocada em atividades transnacionais tangíveis com potencial para desencadear políticas relacionadas com a diabetes nos Estados-Membros, com a perspetiva de melhorar os resultados socioeconómicos e de saúde.

Os profissionais de saúde serão os principais impulsionadores e “protagonistas” da implementação da boa prática nos seus sistemas de saúde.

Latest Posts

Não perder