A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) adiantou ontem à noite, tal como a Rádio Castrense já havia noticiado, que o mau tempo provocado pela tempestade Leonardo causou danos em algumas unidades de saúde da região, originando constrangimentos na prestação de cuidados. Entre os principais problemas registam-se falhas de energia, danos em coberturas e telhados e dificuldades de acesso devido a estradas inundadas, que impedem, em alguns casos, a deslocação de profissionais de saúde.
Em Aljustrel, o centro de saúde sede mantém-se a funcionar normalmente, mas a extensão de Messejana encontra-se encerrada, sem previsão de reabertura, sendo os utentes atendidos na sede. No concelho de Almodôvar, as extensões da Semblana e do Rosário continuam encerradas para obras de requalificação, sem previsão de abertura próxima, com atendimento concentrado na sede. O centro de saúde sede funciona normalmente, enquanto a extensão de Aldeia dos Fernandes estará encerrada durante esta semana, sendo os utentes atendidos na sede na sexta-feira, dia 6. As restantes extensões mantêm atividade regular.
Em Alvito, o centro de saúde encontra-se inoperacional, prevendo-se que as reparações se prolonguem para a próxima semana. As consultas médicas desta semana serão remarcadas e, na próxima semana, decorrerão no centro de saúde de Cuba, enquanto o de Alvito não estiver operacional. Os doentes com tratamentos de enfermagem programados serão contactados para eventual realização no domicílio, e as situações de doença aguda deverão ser atendidas nos centros de saúde de Cuba ou Vidigueira. A avaliação médica para emissão de atestados para voto acompanhado, no âmbito das eleições presidenciais, será igualmente realizada no centro de saúde de Cuba.
Em Vila Nova da Baronia, as consultas médicas desta semana foram desmarcadas, uma vez que a inundação da estrada impede a deslocação da médica, prevendo-se o regresso à normalidade na próxima semana. Os tratamentos de enfermagem decorrem sem problemas. Em Barrancos, o centro de saúde funciona normalmente.
No concelho de Beja, todas as unidades e polos mantêm atividade regular, embora os tratamentos de enfermagem no domicílio estejam bastante condicionados devido às estradas inundadas, podendo também verificar-se limitações de acesso a algumas extensões nos próximos dias. Em Castro Verde, o centro de saúde sede, a extensão de São Marcos da Ataboeira e a SUB Castro Verde funcionam regularmente, mas as extensões de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e Sete encontram-se encerradas, com atendimento concentrado na sede.
Em Cuba não se registam constrangimentos, quer na sede quer nas extensões. Em Ferreira do Alentejo, o atendimento na sede decorre sem problemas, mas as extensões de Gasparões e Alfundão estão encerradas, com atendimento a realizar na sede. A extensão de Figueira de Cavaleiros apresenta dificuldades na estrada de acesso, mas mantém-se, por agora, em funcionamento. As restantes extensões apenas têm consultas programadas para a próxima semana.
No concelho de Mértola, o atendimento de todos os utentes está a ser concentrado na sede do centro de saúde, onde não há constrangimentos. Em Moura, a sede do centro de saúde funciona normalmente, mas, devido às dificuldades de acesso às extensões, o atendimento até ao final da semana decorrerá na sede ou por teleconsulta, a combinar caso a caso. Já nos concelhos de Ourique, Serpa e Vidigueira não se registam constrangimentos, quer nas sedes quer nas extensões.
A ULSBA garante que está a trabalhar para ultrapassar todos os constrangimentos e repor a normalidade o mais rapidamente possível, assegurando ainda que a rede de emergência se encontra organizada e pronta para responder às necessidades da população. A entidade recomenda igualmente que sejam seguidas as indicações da Proteção Civil, nomeadamente a evitação de deslocações desnecessárias.















