A partir deste dia 1 de janeiro, acontece a subida do salário mínimo nacional para 870 euros. Este valor representa um aumento de 50 euros face aos atuais 820 euros de remuneração mínima mensal.
O acordo de rendimentos assinado há dois anos pelo Governo de António Costa e os parceiros sociais já previa uma subida do salário mínimo em 2025, mas o valor projetado era 855 euros. O Executivo liderado por Luís Montenegro quis, porém, ir mais longe e negociou este ano na Concertação Social um reforço de 50 euros, para 870 euros.
O Governo recorda o compromisso estabelecido no novo acordo com os parceiros sociais, designadamente uma trajetória de aumentos anuais sucessivos de 50 euros até o salário mínimo nacional atingir os 1.020 euros em 2028.
O Executivo reconhece que o aumento do salário mínimo tem sido um “objetivo político e social transversal a todos os Governos“, de modo a contribuir para uma “distribuição mais equitativa da riqueza” e a retenção de “talento e capital humano qualificado”.
Fonte: ECO