13.7 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Últimas Noticias

Portugueses preferem Aeroporto de Beja, revela sondagem

De acordo com uma sondagem divulgada ontem, 30 de março, realizada pela Intercampus para o Jornal de Negócios e CM/CMTV, a cidade de Beja é a localização preferida pelos inquiridos para ser o local do novo aeroporto.

Na sondagem, na qual foram realizadas 611 entrevistas, a localização do novo aeroporto em Beja teve, uma correspondência de 18,8%. Já o Montijo obteve 15,5%.

Os inquiridos nesta sondagem, tinham como opções de escolha Beja, Montijo, Alcochete, Alverca, Ota e a existência apenas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Aeroporto de Beja é o único no Continente português com capacidade para acolher o AirBus A-380

Beja e Montijo foram as opções mais fortes entre os inquiridos, mas nenhuma das possibilidades apresentou consenso. A seguir a estas, seguiu-se uma hipotética localização Alcochete com escolha de 11,3%, Portela com 10% a achar que Portela é suficiente, Alverca com 5,7% e Ota com 4,7%. Nesta sondagem 33,9% dos inquiridos não soube responder às questões colocadas.

A opção do novo Aeroporto no Montijo é a mais defendida pelos inquiridos residentes na região de Lisboa, com 19,3%. Para estes, Beja é a segunda melhor solução (16,9%), seguindo-se Alcochete (15,1%), Portela (14,5%), Alverca (10,8%) e Ota (3%). Já a localização do Aeroporto em  Beja recolhe o apoio de 42,2% dos inquiridos que moram no Alentejo.

Quanto ao poder de veto, relativamente à construção do Novo Aeroporto no Montijo, por parte dos municípios da Moita e Seixal, 59,1% considera que o deviam fazer, enquanto 26,5% entende que não devem ter esse direito.

A maioria dos inquiridos, 77,1%, considera ainda que as populações abrangidas pela construção do futuro aeroporto complementar devem ser ouvidas em referendo. Apenas 13,7% dos inquiridos entende que não.

O Governo e a ANA – Aeroportos assinaram, no início de 2019, um acordo para o reforço da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, envolvendo um investimento no atual aeroporto General Humberto Delgado e na construção do Montijo da ordem dos 1,15 mil milhões de euros. Apesar da contestação por parte de autarcas, ambientalistas e outras entidades sobre a localização da futura infraestrutura, o Governo tem afirmado que a decisão está tomada e que não irá reabrir essa discussão.

Latest Posts

Não perder