O livro “Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo” será apresentado na Feira do Livro de Lisboa, na Praça Amarela (Parque Eduardo VII), neste sábado, 21 de junho de 2025, entre as 20h00 e as 20h45.
A obra, editada por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro, reúne vozes de académicas, militantes e ativistas que em 2024 se uniram no primeiro Congresso “Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo” em Portugal. Este congresso inédito juntou testemunhas vivas da memória da luta das mulheres contra o fascismo em Portugal e contra o colonialismo nos países africanos de língua portuguesa.
O livro, que resulta das discussões realizadas no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, demonstra a convergência entre a resistência antifascista em Portugal e os movimentos anticoloniais. A literatura, cartas clandestinas e documentos concretos revelam a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, destacando como estas combateram a violência da colonização e do fascismo, e construíram novas identidades políticas e culturais. É descrito como um projeto promissor de articulações na senda de Abril.
