A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início à segunda fase de reabilitação da Estrada Regional 267 (ER267), que liga os concelhos de Almodôvar e Mértola. O investimento nesta nova etapa atinge os 2,3 milhões de euros (ME).
O objetivo principal da intervenção, divulgada em comunicado pela IP, é “reforçar as condições de circulação e aumentar a segurança no troço”. As obras abrangem cerca de 26 quilómetros, especificamente entre os quilómetros 105,072 e 131,097, integralmente situados no concelho de Mértola, no distrito de Beja.
Para além da beneficiação do pavimento, o projeto inclui a substituição de 15 passagens hidráulicas existentes ao longo do traçado, medida essencial para a durabilidade da via.
Esta intervenção insere-se num projeto mais amplo que visa a melhoria integral de cerca de 40 quilómetros da ligação entre os dois municípios. A primeira fase, que já está concluída, cobriu aproximadamente 13 quilómetros, desde Almodôvar (na ligação à Estrada Nacional 2) até ao limite do concelho com Mértola, após a localidade da Semblana, desde 2024.
A reabilitação da ER267 é uma das ações previstas no programa “IPV2025“, concebido pela IP com base numa avaliação técnica da rede. Este programa foca-se em intervenções preventivas aos primeiros sinais de degradação, procurando antecipar a necessidade de obras mais dispendiosas, otimizando assim o desempenho e prolongando a vida útil do pavimento.
A IP garantiu que, durante a realização dos trabalhos, a circulação na ER267 se manterá aberta ao tráfego. Contudo, podem ocorrer condicionamentos temporários e alternados, que serão “sempre limitados ao tempo estritamente necessário” para a execução segura da empreitada.
Foto: Rádio Castrense