Auditório da CCDR Alentejo, (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P) será palco hoje, dia 12 de junho de 2025, de uma sessão crucial para o desenvolvimento regional: a apresentação das Plataformas Regionais no âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI 2030). O evento dará particular destaque à PlaQuaR – Plataforma para a Promoção da Qualificação dos Recursos Humanos Regionais
Segundo a comissão, “este encontro representa um momento significativo para debater a estruturação e a governação das plataformas colaborativas que integram o modelo de inovação regional” e “a iniciativa visa promover a articulação entre o desenvolvimento territorial, a capacitação de talentos e o reforço das cadeias produtivas.”
A CCDRA informa também que ” abertura da sessão está marcada para as 14h15 e contará com intervenções de figuras proeminentes da região: Fernanda Ramos, Presidente da Fundação Alentejo; Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora; e António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, I.P..
Após a abertura, seguir-se-á o “Pitch de Apresentação das Plataformas Regionais”, moderado por Mónica Silvares, Editora Executiva do ECO – Economia Online. Serão apresentadas as seguintes iniciativas em curso:
- PACT – Plataforma de articulação, cooperação e território, por Margarida Santos.
- PlaSuCT – Plataforma para a Promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial, por João Grilo.
- PlaCaPRe – Plataforma para o Reforço das Cadeias Produtivas Regionais, por Tiago Santos.
- PlaQuaR – Plataforma para a Promoção da Qualificação dos Recursos Humanos Regionais, por Beatriz Peixe.
O programa inclui ainda duas mesas redondas:
- “Governação do EREI 2030”, com moderação de Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Programa Regional Alentejo 2030, e a participação de Carlos Almeida (Consultor do Programa Regional Alentejo 2030), Maria João Serrano (Secretária Técnica do Programa Regional Alentejo 2030) e Artur Santoalha (Agência Nacional de Inovação).
- “Recursos Endógenos do Território”, moderada por Luis Matias, da Rádio DianaFM, e com a participação de Paulo Resende da Silva, da Universidade de Évora, e os convidados internacionais Neysan Khabirpour e Lorenzo Pelizzari, do Observatório de Talento, PROGNOS.
Este evento assinala um marco importante na implementação do EREI 2030, reforçando o compromisso do Alentejo com o conhecimento, a inovação e a valorização do seu capital humano. O programa é cofinanciado pela União Europeia através dos Fundos Europeus.