Durante a época de verão, a Câmara Municipal de Castro Verde promoveu os programas destinados de ocupação de jovens “Castro Jovem 2024” e “Juventude Verde’24”, que decorreram entre 28 de junho e 11 de setembro.
Segundo a autarquia, os programas “contaram com a participação de um total de 49 jovens, em ambos os programas”.
O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024 “Juventude Verde’24” registou “a participação de 19 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, e teve como principal finalidade a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”, recora a autarquia castrense.
A mesma fonte afirma que “os voluntários tiveram direito a informação sobre voluntariado e formação específica para o desempenho das tarefas, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil e ressarcimento de despesas”.
Já o “Castro Jovem 2024” – Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens “contou com a participação de 30 jovens, todos naturais e/ou residentes no concelho, há pelo menos 2 anos, e com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos”.
Este programa, acrescenta o município, “teve como principal objetivo promover a aproximação dos jovens a atividades profissionais enriquecedoras, permitindo o contacto com o mundo laboral, orientando-os para o desempenho de atividades socialmente úteis, que proporcionaram o desenvolvimento de competências sociais e cívicas”.
O programa “incidiu em áreas de atuação como Ambiente, Proteção Civil, Ação Social, Educação, Desporto, Cultura, Museus, Turismo ou outras áreas de reconhecido interesse social”, realça a Câmara Municipal.
A Câmara Municipal vai proceder à entrega dos Diplomas de Participação aos jovens de ambos os programas no próximo dia 25 de setembro (4ª feira), pelas 18h00, numa Sessão Pública que decorre no Salão Nobre dos Paços do concelho.