18.3 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Junho 17, 2021

Últimas Noticias

Almodôvar deu inico à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do concelho

O Município de Almodôvar deu início o à elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas , através da realização de um evento de apresentação pública e de uma sessão participativa sobre as vulnerabilidades locais atuais e futuras em matéria de alterações climáticas.

“Enquanto entidade promotora do projeto, o Município de Almodôvar organizou um evento de apresentação do mesmo, e sessão participativa sobre as vulnerabilidades climáticas do concelho, que teve lugar em videoconferência, no dia de ontem, com transmissão em direto no Facebook da autarquia”.

“Ciente da importância das alterações climáticas e as especificidades do seu território, o Município de Almodôvar submeteu em 2020 uma candidatura ao instrumento financeiro dos EEA Grants, com o objetivo de elaborar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho. O projeto “Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho de Almodôvar” foi aprovado no âmbito do Aviso de Concurso SGS#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local”, financiado pelo ‘Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono’, que visa projetos inovadores e estruturantes para o País nas áreas do Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, com o objetivo de promover o bom estado ambiental dos ecossistemas e reduzir os efeitos adversos da poluição e de outras atividades humanas nocivas ao ambiente.

“No desenvolvimento da Estratégia serão tidas em consideração as especificidades do território, a metodologia ClimAdaPT.Local e a promoção de um processo mobilizador da comunidade local e entidades regionais. Foi constituída uma equipa que reúne técnicos do Município e uma empresa de consultoria especializada, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, responsável por realizar um diagnóstico das vulnerabilidades à escala concelhia; promover a participação da comunidade na elaboração e implementação da Estratégia e definir ações concretas de adaptação aos impactos mais relevantes. Complementarmente, será desenvolvido um estudo prévio de integração da Estratégia no processo de atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que se encontra a decorrer” explica a autarquia.

A sessão participativa “teve como objetivo potenciar a discussão e a recolha de contributos, por parte das entidades locais e regionais convidadas, que possam enriquecer o diagnóstico à escala concelhia, aprofundando o conhecimento sobre as vulnerabilidades locais atuais e futuras em matéria de alterações climáticas” refere a Câmara de Almodôvar.

88

Latest Posts

spot_imgspot_img

Não perder

Newsletter

Recebe toda a informação na tua caixa de correio, subscreve a newsletter.