A exposição intitulada “Do Artesanato ao Design” está patente na Galeria do Castelo em Mértola até 31 de Maio. Reúne trabalhos de 3 entidades nacionais que se dedicam a trabalhar estas temáticas: o Loulé Criativo, a Associação Via Criativa (Mértola) e a Associação Passa ao Futuro (Lisboa).
O Loulé Criativo, promovido pela Câmara Municipal de Loulé, far-se-á representar com a exposição “Designers de Loulé”, resultado de uma residência criativa que ocorreu em 2016, onde três designers nascidos em Loulé (Henrique Ralheta, Hugo da Silva e Vanessa Domingues) retornam com um novo olhar sobre as suas origens, promovendo o encontro com artesãos e o cruzamento entre os universos da tradição e da inovação, para a criação de produtos com alma louletana.
A Associação Via Criativa, cujo principal objetivo é a promoção do design para o desenvolvimento local, tem vindo a promover o projeto “Desenhar a Terra Futura” que implementa um modelo sustentável de design, na área do slow fashion e dos têxteis, através da criação de uma marca piloto baseada na cultura local. Com direção criativa da designer Alexandra Cabral, a marca Safra vai “desenhando Mértola”, unindo criativos em torno de conceitos sustentáveis nas suas diversas vertentes e que falem de identidade – reportando para referências sobre os patrimónios, os lugares, os territórios e as comunidades do Alentejo e sul de Portugal.
A missão da Associação Passa ao Futuro é preservar, promover, inovar, ativar e celebrar o setor artesanal português através de um conjunto de iniciativas que permitam apoiar um processo de design social, económica e ambientalmente responsável e sustentável.
No âmbito de residências têxteis do património do Alentejo foram desenvolvidas algumas ações com a Oficina de Tecelagem de Mértola que resultaram em produtos de grande qualidade e muito apelativos que aliam o saber-fazer tradicional e novas funcionalidades.
A exposição integrou a comemoração do Dia Internacional dos Museus a 18 de Maio e também a programação do 12º Festival Islâmico de Mértola de 18 a 21 de Maio, tendo o apoio da Câmara Municipal de Mértola e do Museu de Mértola – Claúdio Torres.