Em Odemira dedicam-se os meses de outubro e de novembro ao escritor José Saramago, no ano em que se assinala o seu Centenário.
Desta forma, são proporcionadas à população várias atividades de cariz, essencialmente, cultural.
Há destaque para a realização do VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago na biblioteca Municipal da vila Odemirense, entre os dias 21 e 23 de outubro, com tertúlias, poesia, música e exposição – dedicadas à vida e obra do Prémio Nobel da Literatura.
Este encontro decorre em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago e tem início no dia 21 de outubro, pelas 21.00 horas, com uma sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, em 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago.
Segue-se o espetáculo de poesia sobre o mesmo, “A homenagem possível”, pelos Bocados Brutais e Sónia Barradas.
No dia 22 de outubro, pelas 10.00 horas, é inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo, Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”
Estes encontros acontecem – anualmente – desde 2016, em diversas bibliotecas e espaços públicos em Portugal e Espanha.