O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas as candidaturas ao aviso «SIIDE – Núcleos de I&D (Individuais e em copromoção)», que disponibiliza uma dotação global de 500 mil euros para apoiar o desenvolvimento de competências de investigação e inovação nas empresas do Alentejo.
O concurso, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), prevê uma taxa máxima de apoio de 50% e pretende incentivar a criação e o reforço de estruturas permanentes dedicadas à investigação e desenvolvimento (I&D) em contexto empresarial.
A iniciativa visa aumentar a capacidade de inovação das empresas, promover a valorização económica do conhecimento e contribuir para o reforço da competitividade do tecido empresarial regional.
As operações podem ser desenvolvidas individualmente ou em copromoção, através de parcerias estratégicas entre empresas e, quando aplicável, com Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII). Os projetos deverão estar alinhados com os domínios prioritários da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3).
Podem candidatar-se Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empresas de Pequena-Média Capitalização. Nas candidaturas em copromoção, são também elegíveis as entidades enquadradas nas condições definidas no aviso de concurso.
O período de apresentação de candidaturas decorre até 29 de janeiro de 2027, sendo o concurso aplicável a toda a região NUTS II Alentejo.
Com este instrumento de financiamento, o Alentejo 2030 pretende estimular a cooperação entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico, promovendo uma economia regional mais inovadora, competitiva e assente no conhecimento.
Os interessados podem consultar as condições de acesso, os critérios de elegibilidade e as restantes informações sobre o concurso no portal do Programa Regional Alentejo 2030, em alentejo.portugal2030.pt/avisos.





















