Últimas Noticias

Vidigueira: São Cucufate é uma das Novas 7 Maravilhas de Portugal

A Villa Romana de São Cucufate, em Vila de Frades, foi oficialmente entronizada como uma das Novas 7 Maravilhas de Portugal, numa cerimónia que reuniu representantes do Município de Vidigueira, da Junta de Freguesia e da organização das 7 Maravilhas.

O momento ficou marcado por uma homenagem à arqueóloga Susana Correia e ao antigo presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado, com um minuto de silêncio.

O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Ricardo Bonito, destacou a importância do reconhecimento para São Cucufate e para o concelho, sublinhando, contudo, que “o caminho ainda é longo” e defendendo um maior investimento na consolidação e valorização do espaço arqueológico.

Também Diogo Conqueiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, considerou a distinção “um ponto de partida” para reforçar a divulgação, preservação e valorização da Villa Romana.

A cerimónia incluiu uma visita guiada pela arqueóloga Conceição Lopes, que destacou o excecional estado de conservação de São Cucufate e a importância do monumento enquanto património histórico, científico e potencial fator de desenvolvimento local.

O programa terminou com o descerrar de uma placa alusiva à distinção, um momento de cante alentejano pelo Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e um brinde a São Cucufate.

A nova distinção abre agora um novo desafio: transformar o reconhecimento nacional numa oportunidade para valorizar ainda mais São Cucufate, Vila de Frades, o concelho de Vidigueira e toda a região do Alentejo.

Latest Posts

Não perder