9.5 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 20, 2026

Últimas Noticias

Webinar sobre Pastoreio Extensivo reúne especialistas e pastores a 26 de fevereiro

No dia 26 de fevereiro, às 15h, realiza-se o webinar “Território e Mobilidade na Pastorícia Extensiva: História, Atualidade e Futuro dos Bens Comuns em Portugal”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência do Pastoreio Extensivo (CCPE), no âmbito do Ano Internacional das Pastagens e do Pastoralismo 2026 (IYRP 2026).

O encontro online pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a mobilidade como condição essencial do pastoreio, diretamente ligada às dinâmicas sociais e aos modelos de gestão territorial. Durante a sessão, será analisada a história e a situação atual da gestão dos bens comuns em Portugal, com uma perspetiva sobre os desafios e oportunidades futuras para a pastorícia extensiva.

O webinar foca-se no tema de fevereiro do IYRP 2026 — Direitos fundiários e desenvolvimento sustentado — um tópico que terá destaque global ao longo do mês, reunindo comunidades pastoris, investigadores e decisores internacionais.

O evento é dirigido a pastores e produtores pecuários extensivos, técnicos, investigadores e todos os interessados na valorização e sustentabilidade do pastoreio, sendo a participação gratuita.

A moderação do debate estará a cargo da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que integra o Conselho Executivo do CCPE. Fundada em 1980, a ADPM é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que trabalha na capacitação de comunidades locais, promovendo o património, a educação, a agricultura sustentável e o empreendedorismo rural.

Contactos da ADPM:
Telefone: 286 610 000 | Telemóvel: 967 818 958 (Jorge Revez, Presidente) | Email: conhecer@adpm.pt

Latest Posts

Não perder