23.1 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Agosto 1, 2025

Últimas Noticias

Município de Aljustrel aguarda resposta da Saúde Pública para ativar ZCAP para transferência de utentes do Lar de Messejana

O Município de Aljustrel, na sequência do surto que foi ontem confirmado na Misericórdia Nossa Senhora de Assunção, em Messejana, ativou o seu Plano de Contingência no âmbito da pandemia Covid-19, reunindo de imediato a subcomissão municipal de Proteção Civil, composta por representantes da autarquia, da saúde, da segurança social, dos bombeiros e das forças de segurança.

“A autarquia, ao longo destes meses, aprontou a Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP), afeta ao Centro de Artes de Aljustrel, para o caso de ser necessário dar uma resposta de acolhimento em caso de emergência. Esta infraestrutura foi alvo de várias validações, ao longo deste tempo, tendo inclusive recebido, numa primeira fase, uma visita que contou com a participação das Forças Armadas, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja (CDOS), do Centro Distrital da Segurança Social, da Delegada Regional de Saúde Pública, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), entre outras entidades” diz a autarquia de Aljustrel.

“Hoje, tendo em conta o surto verificado na Misericórdia de Messejana, e existindo a necessidade de separar os utentes positivos dos negativos, uma vez que o lar não dispõe de condições físicas para poder fazer este acolhimento, o Município de Aljustrel disponibilizou-se, no âmbito das suas competências de Proteção Civil, para dar uma resposta de retaguarda. A Saúde Pública já visitou, inclusive, ontem a ZCAP aprontada pela autarquia e a câmara municipal aguarda agora a sua validação, esperando uma resposta das autoridades. De realçar que a decisão será também tomada tendo em conta a situação específica e analisada no Lar de Messejana. De referir que esta infraestrutura já tinha sido totalmente repensada para funcionar como zona de acolhimento e que os procedimentos e os planos de atuação já se encontram definidos” explica o município.

“Para além das estratégias traçadas para a operacionalização desta zona, foram ainda identificados às autoridades competentes os meios logísticos ao dispor do Município de Aljustrel e também no âmbito da rede social do concelho. O Município de Aljustrel está em permanente contacto com as autoridades e espera agora as indicações da Saúde Pública, tendo, inclusive, já convocado também para acompanhar esta situação a Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel e a Guarda Nacional Republicana (GNR)” conclui o comunicado.

Latest Posts

Não perder