A Distrital de Beja da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social felicitou publicamente todos os autarcas eleitos nos 14 concelhos do Distrito de Beja, após o escrutínio do passado domingo, 12 de outubro. A associação cívica, uma das mais antigas do país com 55 anos de existência, reconheceu o “empenho e o espírito de serviço público” de todos os eleitos que assumem agora a liderança dos seus municípios.
Com o arranque de um novo ciclo autárquico, a SEDES/Beja manifestou a sua total disponibilidade para reunir com os novos executivos. O principal objetivo é estabelecer um diálogo imediato para “avaliar oportunidades, desafios e identificar ações conjuntas que contribuam para um desenvolvimento territorial sustentável do Baixo Alentejo e do País”.
A SEDES, que promove um associativismo ativo com foco no desenvolvimento social, económico e na cidadania, destacou o papel dos seus núcleos distritais para uma análise mais próxima e descentralizada das problemáticas regionais.
A Distrital de Beja pretende dar continuidade ao trabalho já realizado, nomeadamente através da dinamização de parcerias regionais estabelecidas. O novo ciclo autárquico é visto como uma oportunidade para intensificar o “trabalho em rede e de proximidade” com todos os municípios. A associação visa promover o desenvolvimento socioeconómico da região através da discussão de matérias de relevância territorial, sugerindo propostas e enaltecendo a contribuição económica do Baixo Alentejo para o país.
A SEDES conclui, reforçando a convicção de que este novo ciclo é um “importante momento para unir vontades, reforçar parcerias e inspirar novas soluções”.