Hoje, dia 23 de setembro de 2025, o Centro Histórico de Beja será palco da caminhada temática “Ruas com nomes de gente, de dias e de lugares”, integrada na Noite Europeia dos Investigadores. A iniciativa começa às 18h00, com ponto de encontro no Museu Rainha D. Leonor, a partir das 17h45.
A caminhada será conduzida pela investigadora Ana Piedade, doutorada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada no Centro em Rede de Investigação em Antropologia. O objetivo é dar a conhecer melhor o território e as suas gentes, explorando a história inscrita na toponímia da cidade.
Segundo a organização, “o nome das ruas diz muito acerca da história das cidades e das suas gentes. Esta atividade pretende aproximar os participantes da memória coletiva, através das marcas deixadas no espaço urbano”.
A investigadora irá partilhar com os participantes histórias, curiosidades e contextos que estão na origem dos nomes atribuídos às ruas, mostrando como a toponímia se relaciona com a identidade cultural e social do território.
A caminhada insere-se no programa de pré-eventos da Noite Europeia dos Investigadores 2025, que celebra a ciência, a cultura e a aproximação entre investigadores e cidadãos em várias cidades europeias.