Faleceu ontem, 12 de setembro, Maria Rosa Contreiras, natural de Castro Verde, residente em Toronto, no Canadá.
Foi uma das sócias fundadoras e primeira mulher presidente da Casa do Alentejo de Toronto, no Canadá.
Em homenagem a Maria Rosa Contreiras, ilustre Castrense falecida esta sexta-feira em Toronto, Canadá, socia-fundadora e antiga presidente da Casa do Alentejo naquela cidade, deixamos-lhe a reportagem difundida pela Rádio Castrense em novembro de 2023 e que foi gravada na Casa do Alentejo Toronto, Canadá, em outubro do mesmo ano.
A castrense Maria Rosa Contreiras foi homenageada e condecorada, no dia 22 de outubro de 2023 na Casa do Alentejo, em Toronto, durante a 38ª Semana Cultural daquela Instituição.
A distinção foi entregue pelo Governo Português, pelas mãos do também castrense Joaquim do Rosário, Cônsul de Portugal em Toronto. Foi-lhe entregue (a Rosa Contreiras) a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas – Grau Ouro.
António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, realçou no seu discurso nesse dia, durante esta homenagem, “estar orgulhoso de uma castrense, que conseguiu construir um projeto que é de todos e que transmite o que é a tradição e aquilo que é o Alentejo de todos nós”. O autarca castrense transmitiu o seu agradecimento a Rosa Contreiras e frisou “ser uma honra ver este reconhecimento ao seu papel fundamental na comunidade portuguesa e alentejana
Ouça, ou volte a ouvir a Reportagem da Rádio Castrense e do Correio Alentejo, no Canadá, a acompanhar esta homenagem:


















