A Empreitada de Reabilitação da Esplanada Mercedes, em Amareleja, concelho de Moura, iniciada em março deste ano, “continua a decorrer a bom ritmo, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros” frisa o município.
A intervenção “visa transformar o espaço outrora ocupado pela antiga Fábrica de Moagem e Esplanada Mercedes num ponto central da vida social e cultural da vila, criando um local de convívio, lazer e de participação ativa da população” explica a autarquia. A mesma fonte acrescenta que se pretende “que esta nova centralidade promova novos hábitos de usufruto do espaço público, valorizando o património e a memória coletiva”.
O imóvel onde decorre a obra “possui grande valor simbólico para os habitantes de Amareleja. Foi na antiga Fábrica de Moagem que se produziu, pela primeira vez, energia elétrica na vila, abastecendo não só a unidade fabril como também várias habitações. Mais tarde, o espaço assumiu outras funções de relevo na vida local, nomeadamente como sala de cinema ao ar livre e palco de inúmeras festividades populares” destaca a autarquia.