Foi ontem, 6 de novembro, publicado em Diário da República o concurso público para a empreitada de construção da Variante de Aljustrel, “num processo iniciado há 6 anos e que dá, agora, um passo decisivo para a sua execução”, anuncia Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel.
O valor do preço base do procedimento é de 12 milhões e 500 mil euros e o prazo é de 42 dias para a apresentação de propostas.
Recorde-se que, a variante rodoviária à vila de Aljustrel, é um projeto que tem financiamento garantido através do Plano de Recuperação Resiliência (PRR) e que há muito tempo que é desejada pela população. A construção da via rodoviária deverá estar concluída até ao dia 2026.
A nova variante ligará a Estrada Regional 261 à Estrada Nacional 2, passando pela Estrada Nacional 383. A extensão total do traçado é de cerca de 4,4 quilómetros.
A construção da nova variante deverá permitir melhorar o acesso à zona de extração mineira e à área de localização empresarial. Também o trânsito de pesados deverá ser desviado para fora da vila.