6.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Março 3, 2024

Últimas Noticias

Universidade Sénior Manuel de Castro é inaugurada esta sexta-feira em Cuba

Amanhã, dia 3 de novembro, é inaugurada em Cuba a Universidade Sénior Manuel de Castro.

“Fruto de um protocolo entre este Município e a Universidade de Évora, aquele que será o Pólo de Cuba da Universidade Popular Túlio Espanca prepara-se assim para iniciar atividade tendo como principal objetivo a promoção da qualidade de vida da população sénior, através de convívios que estimulem a comunicação, a aprendizagem e a criatividade, bem como através da dinamização atividades culturais, educativas e sociais, numa perspetiva intergeracional”, adianta o município.

Sobre a criação da Universidade Sénior Manuel de Castro, a vereadora da autarquia, Sandra Heleno Serrano, sublinha que esta “surge no seguimento de um conjunto de iniciativas que o Município de Cuba tem vindo a desenvolver com a intenção de afirmar a importância da educação ao longo da vida como foco promotor de saúde e bem-estar, contribuindo assim para o desenvolvimento do potencial de cada um, no respeito pelas suas diferenças e singularidade. Até então, estas atividades têm tido, na sua maioria, um caráter pontual e isolado, pelo que importava dotá-las de uma estrutura aglutinadora das diversas intervenções a este nível, que envolvesse diversos agentes e que permitisse potenciar a seu impacto. Algo que a criação de uma Universidade Sénior pode conferir”.

Quanto à designação do Pólo de Cuba, a autarca refere que se “considerou que Manuel de Castro seria a figura que melhor representaria os objetivos deste projeto, como forma de valorização da sua importância em termos locais, enquanto trabalhador rural, sindicalista e poeta popular, de grande sensibilidade, que lhe valeram a menção do maior poeta popular do concelho de Cuba”.

A Universidade Sénior de Cuba inicia atividade na próxima semana, oferecendo um conjunto polivalente de disciplinas, focadas, essencialmente, na partilha de experiências e na sabedoria popular, mas também no aprofundamento e/ou aquisição de novas competências em diversas áreas, passando pelas artes, pela prática de atividade física, pela sensibilização para saúde e para as questões ambientais, bem como pela informática e as novas tecnologias, entre outras.

A cerimónia de inauguração da Universidade Sénior Manuel de Castro, acontece no dia 3 de novembro, pelas 15:00, na Biblioteca Municipal de Cuba.

Latest Posts

Não perder