Às 16h00, o centro de Serpa será palco do 44.º Cortejo Histórico e Etnográfico, integrado na Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. O evento é organizado pelo Município de Serpa, com o apoio do Movimento Associativo local e das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.
Com 39 carros alegóricos e cerca de 600 participantes, o cortejo recria a evolução histórica do concelho, apresentando quadros que destacam aspetos da sociedade, do património, dos usos e costumes, e dos ofícios tradicionais. O espetáculo inclui também o Cante Alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O desfile terá início na Rua da Abegoaria, seguindo pelas ruas Dr. Palma Santos, Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares, terminando na Rua dos Arcos, junto ao chafariz das Portas de Beja.
O Cortejo Histórico e Etnográfico realizou-se pela primeira vez em 1979 e tornou-se um dos momentos altos da Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, atraindo anualmente centenas de visitantes. Este é, assim, mais um momento de celebração da história e da cultura de Serpa, convidando locais e visitantes a assistir e participar.




















