10.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Maio 19, 2024

Últimas Noticias

Restauração exige descida temporária do IVA para 6%

Os empresários da restauração reclamam a aplicação temporária, por um ano, da taxa reduzida de IVA (6%) nos serviços de alimentação e bebidas para conseguirem ter “tesouraria para liquidar as suas obrigações”, sublinhando que o IVA zero num cabaz de 44 produtos, aprovado pelo Parlamento, é destinado ao consumidor final e terá pouco impacto nas empresas do setor.

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP adiantou ao Dinheiro Vivo que “com o IVA a 0%, no momento da compra vai deixar de pagar IVA, mas depois tem de entregar a totalidade do IVA das suas vendas. Ou seja, não existe poupança para as nossas empresas porque o IVA não é um custo”.

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que teme que a medida do IVA zero desincentive o consumo fora de casa, compara ainda a inflação nos produtos alimentares em fevereiro (21,5%) com a registada nos restaurantes (10,4%) no mesmo período, para concluir que “o setor da restauração está a absorver uma parte muito significativa dos aumentos dos produtos alimentares, sem repercutir esse aumento nos seus preços de venda”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Latest Posts

Não perder