Em comunicado de imprensa, aponta o Ministério da Educação – que, tem sob sistemática análise, não apenas taxas absolutas de sucesso/insucesso mas também o perfil de desempenho dos alunos em cada disciplina, bem como a sua variação entre anos.
Tem – afirma a mesma Entidade – investido na produção de indicadores que permitem uma análise mais integrada do desempenho do sistema educativo.
Conclui o Ministério da Educação que o desempenho dos alunos revela uma melhoria global, que abrange a maioria dos domínios curriculares aferidos, sendo que as variações (2019-2022), em vários desses domínios, indiciam uma tendência de recuperação das aprendizagens;
Os resultados relativos a Matemática do 5.º ano acompanham genericamente a evolução, mas mantêm uma percentagem de desempenho esperado baixa, referem ainda.
Na desagregação por NUTS III, verifica-se que as regiões Norte e Centro apresentam de novo os melhores resultados por domínios, sendo acompanhadas pela Área Metropolitana de Lisboa nos resultados a Português do 8.º ano.
As Provas de Aferição constituem um de vários instrumentos que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Ministério da Educação para a monitorização da recuperação das aprendizagens.