14.4 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Fevereiro 5, 2026

Últimas Noticias

Projeto Capitães da Esperança inicia oficina de teatro comunitário esta quarta-feira

O projeto cultural Capitães da Esperança inicia hoje uma nova oficina de teatro gratuita dirigida à comunidade, iniciativa que assinala o arranque da segunda fase do projeto. Esta nova etapa tem como objetivo a criação de um espetáculo e de uma performance de rua, com estreia prevista para a primavera.

A oficina será orientada pela atriz e formadora Ana Ademar e tem início marcado para esta quarta-feira, 4 de fevereiro, às 19h00. Um dos principais elementos distintivos desta formação é o seu carácter descentralizado, com a criação de núcleos de trabalho em vários pontos da cidade, nomeadamente no Bairro da Esperança, Bairro das Pedreiras e num terceiro núcleo situado no centro urbano.

O projeto pretende envolver os cidadãos num processo criativo coletivo que culminará numa apresentação pública entre o final de março e o mês de abril. A participação está aberta a pessoas com mais de 16 anos, não sendo necessária qualquer experiência prévia em teatro.

Os encontros decorrerão semanalmente, em horário pós-laboral, de acordo com os grupos constituídos. A participação é totalmente gratuita.

Em declarações à Rádio Castrense, Ana Ademar explica que “a base do espetáculo será este conceito de Capitães da Esperança, vamos criá-lo com base no trabalho com os miúdos diretamente, mas vamos criar também o núcleo do Espaço Convívio +, que é um espaço do Centro Social do Bairro da Esperança para séniores, para maiores de 65. Vamos ter esse núcleo, vamos ter o núcleo também da creche do Bairro da Esperança, e agora a ideia é agregar também o núcleo do Centro Histórico da cidade”.

Os interessados podem realizar a inscrição através do e-mail capitaesesperanca@gmail.com ou pelo telefone +351 966 651 380.
O projeto conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Beja e de entidades locais como a União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira e a AIMA.

Latest Posts

Não perder