De acordo com um comunicado multinacional sueco-canadiana Lundin Mining, que ainda é proprietária da SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo, a produção de concentrados de cobre e de zinco na mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, ficou abaixo das previsões iniciais da empresa proprietária, no ano de 2024.
A concessionária da mina disse que “em 2024 saíram de Neves-Corvo um total de 109.571 toneladas de concentrado de zinco, mais 759 que no ano anterior”.
A mesma fonte adianta que “a quantidade acabou por ficar abaixo do inicialmente previsto, que era uma produção entre as 120.000 e as 130.000 toneladas, e também das previsões entretanto revistas, que apontavam para 111.000 a 116.000 toneladas”.
No cobre, “a produção em Neves-Corvo no ano passado ficou-se pelas 28.228 toneladas, menos 5.595 que no ano anterior”.
Trata-se de uma quantidade abaixo do que eram as previsões iniciais da empresa para 2024, que apontava para uma produção entre as 30.000 e as 35.000 toneladas.
A Lundin Mining, ao mesmo tempo diz que “a produção de cobre em Neves-Corvo em 2024 acabou por ficar dentro dos valores entretanto revistos pela empresa, que variavam entre as 27.000 e as 30.000 toneladas”.
Ainda assim, a Lundin Mining terminou o ano de 2024 com um recorde na sua produção anual de cobre e zinco, com um total de 369.067 e 191.704 toneladas, respetivamente.
No caso do zinco, a mina de Neves-Corvo acaba por ser responsável por mais de metade da produção total de concentrado deste metal no ‘universo’ da Lundin Mining.
O CEO da multinacional sueco-canadiana, Jack Lundin, que é citado no comunicado, considerou que 2024 acabou por ser “um ano transformador para a empresa”.
O gestor da empresa acrescentou ainda que “a venda de Neves-Corvo e da mina de Zinkgruvan, na Suécia, à empresa mineira Boliden AB deverá estar concluída a meio do ano”.
Constituída em 24 de julho de 1980, a Somincor é a concessionária da mina de Neves-Corvo, que produz, sobretudo, concentrados de cobre e de zinco, assim como prata e chumbo, e onde trabalham cerca de 2.000 pessoas.
A empresa está ligada ao grupo sueco-canadiano Lundin Mining há cerca de duas décadas, sendo a maior mina de zinco na Europa e a sexta maior de cobre também no continente europeu, assim como a maior empregadora da região.
Além de Neves-Corvo, a Lundin Mining é detentora das minas de Candelária e Caserones (ambas no Chile), Chapada (Brasil), Filo del Sol e Josemaria (Argentina), Eagle (Estados Unidos) e Zinkgruvan (Suécia).
Rádio Castrense com Lusa