5.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Janeiro 29, 2023

Últimas Noticias

Odemira inaugura Monumento ao Cante Alentejano neste domingo

A inauguração do Monumento ao Cante Alentejano, em Odemira, está agendada já para o próximo domingo, dia 27 de novembro, pelas 10.30 horas, na Quinta da Estrela,

A cerimónia contará com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Presidente da Câmara, Hélder Guerreiro.

“Esta iniciativa acontece, simbolicamente, no dia em que o Cante Alentejano foi classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade (em 2014)” detalha a autarquia odemirense.

Através deste monumento, da autoria do escultor Fernando Fonseca e cuja execução esteve a cargo da empresa Gate7, “o Município de Odemira presta homenagem ao Cante Alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional” refere a mesma fonte.

A cerimónia de inauguração “será vivida em ambiente de festa e contará com as participações dos Grupos Corais de Odemira, São Luís, Vila Nova de Milfontes, Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Os Ganhões de Castro Verde, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral Infantil de Odemira Cá se Canta” informa a edilidade.

O programa contará com a inauguração da exposição de fotografia “Cante – Alma do Alentejo”, da autoria da fotojornalista Ana Baião, e cedida pelo Museu do Cante Alentejano / Município de Serpa, patente ao público junto à Casa do Povo de Odemira.

Este momento será aberto à comunidade e terminará com um almoço-convívio, no Jardim Ribeirinho do Mira, a partir das 12.30 horas.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Não perder

Newsletter

Recebe toda a informação na tua caixa de correio, subscreve a newsletter.