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Quinta-feira, Março 28, 2024

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“National Geographic” emitiu episódio sobre o avião da Air Astana que aterrou de emergência em Beja em 2018

O canal de televisão por cabo “National Geographic” emitiu na sexta-feira à noite, às 22h20, no conhecido programa “Mayday, Desastres Aéreos”, a reconstituição do caso do avião da Air Astana, que teve que aterrar de emergência em 2018 na Base Aérea n.º11 em Beja, escoltado por dois aviões F-16M da Força Aérea Portuguesa.

Avião da Air Astana já na pista da BAse Aérea n.º 11 – Foto: RTP

Recorde-se que, o avião de passageiros da Air Astana, uma companhia do Cazaquistão, que declarou emergência no voo e acabou por aterrar de urgência no aeroporto de Beja, em 2018, tinha mal colocados os cabos que permitem aos ailerons virar.

“o sistema de comando dos ailerons da aeronave foi incorretamente instalado durante a execução dos trabalhos de manutenção pesada, tendo ficado invertidos”.

Os ailerons são as partes móveis que estão colocadas nas asas dos aviões de asa fixa, e que servem para controlar o seu movimento para ambos os lados. Uma má colocação dos cabos que permitem ao avião fazer estes movimentos sem erros, faz com que o piloto deixe de conseguir controlar na perfeição a aeronave. 

Na altura, o avião foi alvo de reparações nas oficinas da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca. A aeronave acabou por aterrar na Base de Beja pouco depois das 15h00, após cerca duas horas de terror en voo. O voo KZR 1388 descolou de Alverca por volta das 13h30 e tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia.

O pior foi evitado graças à perícia e perspicácia dos pilotas, mas também da excelente prestação da Força Aérea Portuguesa.

Aterragem de Emergência do Avião da Air Astana – Imagens: FAP

Na altura, a Força Aérea Portuguesa (FAP) considerou “fundamental” o papel dos seus dois F-16 para a aterragem de emergência do avião da Air Astana na Base Aérea de Beja, que foi o local escolhido por ser a “melhor solução”.

Por outro lado, os F-16, “inclusivamente, acabaram por fazer algum papel psicológico em contacto permanente via rádio com o comandante da aeronave no sentido também de os acalmar” e para que a aterragem pudesse “chegar a bom porto”, disse na ocasião a FAP.

Vídeo Promocional do Programa “Mayday – Desastres Aéreos”

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