O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, em Mourão, inaugura hoje, dia 8 de março, pelas 16h00, a exposição temporária LUZ DO SUL, do designer Pedro Lunta.
Pedro Lunta, criativo com raízes alentejanas, traduz, nas suas peças de iluminação, aquilo que sustenta a alma alentejana: a simplicidade de criar do nada peças que despertam em nós o humor, a curiosidade e uma atitude de estar e enfrentar a vida, combinando a investigação e aplicação de novas técnicas.
Pedro Lunta para além de criar de raiz, transforma objetos do quotidiano em design de iluminação, recriando-os e conferindo a todos eles um novo olhar irreverente, num diálogo constante com a contemporaneidade.
Quem visitar a exposição “Luz do Sul”, não ficará indiferente à singularidade da perspetiva do autor assente na simplicidade e inteligência da cultura alentejana, optimizadora de recursos por excelência.
A exposição resulta de uma seleção de peças oriundas de diferentes coleções desenvolvidas pelo autor, entre 1996 e 2024, sobre a temática da “Luz.
A exposição, irá ficar na Sala da Memória do Museu da Luz de 8 de março a 29 de junho de 2025.
O Museu da Luz, gerido pela EDIA, integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça-feira a domingo.