16 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Fevereiro 27, 2021

Últimas Noticias

Moura: Câmara Municipal aprova apoio às IPSS do concelho

A Câmara Municipal de Moura aprovou, por unanimidade dos presentes, esta quarta-feira, a atribuição de um apoio financeiro às IPSS do concelho de Moura, que visa minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 nestas instituições.

“O apoio agora aprovado divide-se em duas componentes, designadamente uma destinada à aquisição de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene e limpeza – servindo de critério para a quantificação do apoio financeiro o número de colaboradores da instituição, fixando-se, por cada funcionário, o valor de 50 euros. Uma outra componente, será o apoio ao combate a surtos instalados nas instituições. Neste caso será atribuído um apoio de 100 euros por cada colaborador e utente com teste positivo à COVID-19. Esta componente prevê ainda a necessidade de se recorrer a empresas de serviços externos por forma a ser garantida a assistência aos utentes e funcionários” explica a autarquia mourense.

“De referir que, a proposta aprovada já havia sido debatida e consensualizada durante uma reunião de trabalho com as IPSS do concelho no passado dia 02 de fevereiro. Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, considera que este é um importante apoio para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo em conta o crescente número de infeções motivadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, nas últimas semanas”.

O autarca lembrou ainda que, “desde o início do ano foram já detetados três surtos em lares do concelho, sendo fulcral garantir, nesta fase, todo o apoio àquela que é considerada, pelos especialistas em saúde pública, a população mais vulnerável à COVID-19”.

Recorde-se que, desde abril de 2020, que o Município de Moura e o Serviço Municipal de Proteção Civil “têm acompanhado a atividade dos lares e IPSS do concelho, tendo, em estreita e regular colaboração com estes e com a Direção do Centro Distrital de Segurança Social disponibilizado todo o apoio necessário, consubstanciado na aplicação de meios e recursos que visam a proteção da saúde de todos os utentes e funcionários destas instituições“.

Latest Posts

Não perder

Newsletter

Recebe toda a informação na tua caixa de correio, subscreve a newsletter.