14.4 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Fevereiro 5, 2026

Últimas Noticias

Mau tempo provoca constrangimentos em unidades de saúde do distrito de Beja

Várias unidades de saúde do distrito de Beja registaram danos e estão a funcionar de forma condicionada na sequência do mau tempo associado à depressão Leonardo, informou esta quarta-feira a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA refere a ocorrência de problemas como falhas no fornecimento de energia elétrica e danos em coberturas e telhados. A situação é agravada pela existência de diversas estradas cortadas ou inacessíveis, o que tem dificultado a deslocação dos profissionais de saúde às unidades afetadas.

Segundo a entidade, que tutela o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, as urgências básicas de Castro Verde e Moura e 13 centros de saúde do distrito, o cenário mais preocupante verifica-se no concelho de Alvito. O centro de saúde local encontra-se encerrado, podendo as obras de reparação prolongar-se até à próxima semana, o que implica a remarcação de consultas médicas.

Ainda no concelho de Alvito, foram igualmente canceladas as consultas previstas para esta semana na extensão de saúde de Vila Nova da Baronia.

Na cidade de Beja, os tratamentos de enfermagem ao domicílio estão fortemente condicionados devido às estradas inundadas, situação que poderá também limitar, nos próximos dias, o acesso a algumas extensões de saúde.

Relativamente a outros concelhos, a ULSBA adiantou que, em Aljustrel, a extensão de Messejana se encontra encerrada, sem previsão de reabertura. Em Almodôvar, a extensão de Aldeia dos Fernandes não irá funcionar durante o resto da semana.

No concelho de Castro Verde, permanecem encerradas as extensões de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e Aldeia da Sete. O mesmo sucede com as extensões de Gasparões e Alfundão, no município de Ferreira do Alentejo, onde apenas a extensão de Figueira de Cavaleiros continua em funcionamento, embora com dificuldades no acesso rodoviário.

Em Moura, devido às estradas inundadas e à dificuldade de deslocação dos profissionais, o atendimento até ao final da semana será concentrado na sede do centro de saúde ou realizado através de teleconsulta.

A ULSBA garante estar a desenvolver esforços para ultrapassar os constrangimentos registados e retomar a normalidade o mais rapidamente possível, assegurando também que a rede de emergência se mantém operacional para responder às necessidades da população.

Entretanto, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo esta quarta-feira e quinta-feira, devido à previsão de chuva por vezes forte, associada à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as frentes associadas a esta depressão deverão afetar o estado do tempo até sábado, com precipitação persistente e intensa em alguns períodos, vento forte, agitação marítima significativa e queda de neve nas terras altas do Norte e Centro.

A chegada desta nova tempestade ocorre numa altura em que o país ainda enfrenta os efeitos de uma semana de condições meteorológicas adversas, que provocaram dez mortos, deixaram dezenas de concelhos em situação de calamidade e várias populações sem eletricidade e a necessitar de apoio.

Latest Posts

Não perder