10.6 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 6, 2026

Últimas Noticias

Mau tempo provoca constrangimentos em unidades de saúde do Baixo Alentejo, mas emergência mantém-se operacional

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) atualizou, esta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2026, a informação relativa aos constrangimentos registados em várias unidades de saúde da região, na sequência do mau tempo, que tem provocado falhas de energia, danos em coberturas e telhados e dificuldades de acesso em algumas estradas. Apesar destas ocorrências, a ULSBA garante que a rede de emergência se mantém operacional e preparada para responder às necessidades da população, recomendando o cumprimento das orientações da Proteção Civil e a evitação de deslocações desnecessárias.

No concelho de Aljustrel, o Centro de Saúde sede encontra-se a funcionar normalmente, enquanto a extensão da Messejana permanece encerrada, sem previsão de reabertura, sendo os utentes encaminhados para Aljustrel.

Em Almodôvar, o Centro de Saúde sede mantém funcionamento normal, mas as extensões da Rosário e Semblana continuam encerradas devido a obras de requalificação, sem previsão de reabertura, e a extensão de Aldeia dos Fernandes está encerrada por infiltrações, devendo reabrir assim que as condições meteorológicas o permitam. Nestes casos, os utentes são atendidos na sede do concelho. As restantes extensões funcionam normalmente.

Em Alvito, o Centro de Saúde sede encontra-se encerrado, prevendo-se que as reparações se prolonguem para a próxima semana. As consultas médicas agendadas para a próxima semana serão realizadas no Centro de Saúde de Cuba, os tratamentos de enfermagem estão a ser articulados para realização no domicílio e as situações de doença aguda serão atendidas em Cuba ou Vidigueira. No âmbito das eleições presidenciais, a avaliação médica necessária para emissão de atestado para voto acompanhado será efetuada no Centro de Saúde de Cuba. A extensão de Vila Nova da Baronia mantém funcionamento normal.

Em Barrancos, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Ourique e Serpa, as unidades de saúde e extensões encontram-se a funcionar normalmente. Em Castro Verde, o Centro de Saúde sede e o SUB de Castro Verde apresentam funcionamento regular, enquanto a extensão de Casével permanece encerrada, devendo reabrir logo que o acesso o permita, sendo o atendimento assegurado por teleconsulta.

Em Mértola, o Centro de Saúde funciona normalmente.

Em Moura, a sede do Centro de Saúde está operacional, mas algumas extensões enfrentam dificuldades devido a estradas inundadas, sendo o atendimento médico realizado por teleconsulta ou na sede, e o atendimento de enfermagem assegurado localmente.

Em Vidigueira, a sede e a extensão de Vila de Frades funcionam normalmente, enquanto a extensão de Selmes se encontra encerrada, com reabertura prevista assim que as condições meteorológicas melhorem, tendo as consultas sido reagendadas.

A ULS do Baixo Alentejo assegura que está a trabalhar para ultrapassar todos os constrangimentos e repor a normalidade com a maior brevidade possível, reiterando que a rede de emergência continuará organizada e pronta a dar resposta à população, apelando ao cumprimento das recomendações da Proteção Civil.

Latest Posts

Não perder