40.5 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Junho 19, 2025

Últimas Noticias

Aumento de transplantes registado em 2021

Hoje assinalou-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação. Uma das missões da Guarda Nacional Republicana (GNR) é o transporte de órgãos até ambiente hospital, tendo sido realizados, nos últimos dez anos, 3.000 transportes.

De acordo com o comunicado emitido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), neste primeiro semestre, houve um “acréscimo de 16% no número de dadores e de 19% no número de transplantes realizados, comparativamente a igual período de 2020”

A GNR, este ano, já realizou 135 transportes de órgãos com cerca de 271 militares nesse serviço com uma distância percorrida de 37.342 quilómetros. No ano passado, a Guarda Nacional Republicana, efetuou 240 transportes, 478 militares e 64.133 quilómetros percorridos, sendo, assim, responsável por fazer chegar ao destino os órgãos, em segurança e no menor tempo possível, uma operação que todos os anos salva vidas.

Para marcar este dia a IPST realizou um webinar através da plataforma zoom e da rede social Facebook onde foram abordados os “principais desafios que enfrentam os hospitais na identificação e tratamento dos dadores, na organização da colheita e no transplante de órgãos, envolvendo um sem número de profissionais e especialidades médicas e cirúrgicas”, menciona o mesmo comunicado emitido.

A GNR afirma, ainda, em declaração, que fazer o transporte destes órgãos é um “sentimento recompensador de poder salvar uma vida humana no cumprimento deste tipo de missão, é dos sentimentos mais gratificantes que os militares da GNR podem sentir”

Latest Posts

Não perder