A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 692 pessoas em flagrante delito entre os dias 12 e 18 de junho, no âmbito das várias operações realizadas em todo o território nacional. As ações tiveram como objetivo a prevenção e o combate à criminalidade, à sinistralidade rodoviária e a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Entre as detenções efetuadas, destacam-se 318 por condução sob o efeito do álcool, 138 por condução sem habilitação legal, 53 por tráfico de estupefacientes, 16 por violência doméstica, 15 por furto e roubo, 11 por posse ilegal de armas e armas proibidas e cinco relacionadas com incêndios florestais.
Durante o mesmo período, a GNR apreendeu mais de 6.900 doses de haxixe, cerca de 960 doses de cocaína, 427 doses e 161 comprimidos de MDMA, mais de 59 doses de liamba e 83 doses de heroína. Foram ainda apreendidos dez pés de canábis, 63 armas de fogo, 27 armas brancas ou proibidas, 4.418 munições, 38 viaturas, três embarcações, 1.212 artigos contrafeitos e mais de 317 mil euros em numerário.
No que respeita à fiscalização rodoviária, os militares da GNR detetaram 7.155 infrações. As situações mais frequentes estiveram relacionadas com a falta de inspeção periódica obrigatória, com 1.111 infrações registadas, seguindo-se 918 excessos de velocidade e 694 infrações por condução com taxa de álcool no sangue superior ao limite legal.
Foram ainda identificadas 441 infrações relacionadas com tacógrafos, 371 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 282 por falta de seguro de responsabilidade civil, 235 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças e 202 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.



















