Últimas Noticias

CIMBAL lança concurso público para fornecimento de refeições escolares no Baixo Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) lançou um concurso público para a celebração de um Acordo-Quadro destinado ao fornecimento de refeições escolares, através da Central de Compras da instituição.

O procedimento foi publicado esta sexta-feira, 28 de agosto, na 2.ª Série do Diário da República, através do Anúncio de Procedimento n.º 21796/2026.

O concurso está dividido em quatro lotes, abrangendo diferentes modalidades de fornecimento. O primeiro lote diz respeito ao fornecimento e distribuição de refeições escolares em regime de confeção local, enquanto o segundo contempla o fornecimento de refeições transportadas a quente.

O terceiro lote prevê o fornecimento de matéria-prima alimentar e não alimentar. Já o quarto lote combina o fornecimento e distribuição de refeições em regime de confeção local com refeições transportadas a quente.

De acordo com a CIMBAL, a iniciativa pretende reforçar o papel da Central de Compras enquanto instrumento estratégico de contratação pública, permitindo às entidades aderentes beneficiar de maior eficiência, simplificação dos procedimentos e redução de custos.

A Central de Compras da CIMBAL contabiliza atualmente 200 adjudicações realizadas e mais de 40,6 milhões de euros em valor adjudicado. A estrutura integra ainda 240 fornecedores inscritos e reúne 38 entidades aderentes.

Segundo os dados divulgados pela comunidade intermunicipal, os procedimentos promovidos pela Central de Compras já permitiram gerar mais de três milhões de euros em poupanças para as entidades participantes.

O novo Acordo-Quadro pretende, assim, criar uma solução conjunta para a contratação de serviços e produtos relacionados com a alimentação escolar, abrangendo diferentes necessidades dos municípios e restantes entidades aderentes da região.

Latest Posts

Não perder